Clipping nº 325

03/05/2017

Jornal Cruzeiro (SP) – Curso prepara noivos para casamento comunitário dia 13

Os noivos inscritos para o Casamento Comunitário 2017, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, participaram ontem de um curso preparatório realizado no Paço Municipal. O curso teve por objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre a vida a dois, especialmente sobre finanças no casamento e afetividade e amor no relacionamento. Além desses temas, o conteúdo contemplou orientações práticas sobre a cerimônia que será realizada dia 13 de maio.

A prefeita em exercício, Jaqueline Coutinho, fez a abertura do evento refletindo sobre a importância da decisão dos casais em se unirem civil e religiosamente. “O casamento comunitário é uma ação importante para os casais, suas famílias e para nós da administração municipal também. É um momento de celebrar o amor, a união e a solidariedade entre todos”, destacou Jaqueline.

“Finanças no Casamento” foi o tema abordado por Michele Guebert e Diego Vinícius Carraro, representantes da empresa DSOP Educação Financeira. Anselmo Neto, secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, explicou a diferença entre “Afetividade e Amor no Casamento”. Ele ressaltou situações comuns que são vivenciadas pelo casal explicando as diferenças e particularidades da vida a dois. O Casamento Comunitário está em sua 13ª edição. A cerimônia ecumênica será realizada no dia 13 de maio, às 16h, no salão de eventos do Instituto Humberto de Campos.

Fonte: Secom – Sorocaba

Site: Anoreg Brasil (03/05/2017)

 

 

 

Registros públicos são o tema da 80ª edição de Jurisprudência em Teses do STJ

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição número 80 de Jurisprudência em Teses. Nesta nova publicação, foram reunidas teses sobre Registros Públicos.

Uma das teses resumidas afirma que a modificação do nome no assentamento do registro civil é admitida em caráter excepcional e deve ser motivada nos casos em que se constatar equívoco capaz de provocar conflito, insegurança ou violação ao princípio da veracidade. A tese foi estabelecida na análise do REsp 1.217.166, na Quarta Turma, e teve o ministro Marco Buzzi como relator.

Outra tese estabelece que as restrições e obrigações constantes no contrato-padrão de loteamentos imobiliários se incorporam ao registro e vinculam os posteriores adquirentes, porquanto dotadas de publicidade inerente aos registros públicos. O tema foi analisado no REsp 1.422.859, de relatoria do ministro Villas Bôas Cueva, da Terceira Turma.

Conheça a ferramenta

Lançada em maio de 2014, a ferramenta Jurisprudência em Teses apresenta diversos entendimentos do STJ sobre temas específicos, escolhidos de acordo com sua relevância no âmbito jurídico.

Cada edição reúne teses de determinado assunto identificadas pela Secretaria de Jurisprudência após cuidadosa pesquisa nos precedentes do tribunal. Abaixo de cada uma delas, o usuário pode conferir os precedentes mais recentes sobre o tema, selecionados até a data especificada no documento.

Para visualizar a página, clique aqui.

Fonte: STJ

Site: Recivil (03/05/2017)

 

 

 

Confederação Nacional dos Notários e Registradores é apresentada aos parlamentares

A Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR) promove no próximo dia 10 de maio, às 9h, um café da manhã no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, no qual a entidade será apresentada oficialmente aos parlamentares. Além dos deputados, também estão convidados para o evento registradores, tabeliães e notários de todo o Brasil.

A intenção de Rogério Portugal Bacellar, presidente da CNR, é abordar no encontro a importância da atividade extrajudicial para o desenvolvimento do país.

“A atividade notarial e de registro já conta com uma representação expressiva. Agora, com a Confederação, somaremos esforços para termos ainda mais efetividade na defesa de nosso setor”, ressalta Bacellar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNR

Site: Recivil (03/05/2017)