Institucional

Registro eletrônico é pauta de reunião entre Sinoredi-CE e Arisp

Por admin | 26 de outubro de 2015 às 13:33

DSC_0012

Na última sexta, 23 de outubro, a Comissão de Registro Imobiliário Eletrônico do Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi-CE) esteve reunida na sede da entidade para uma vídeo-conferência com o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp). O objetivo da reunião era apresentar o sistema de registro eletrônico que é utilizado pelos Registros Imobiliários de São Paulo.

Os estudos sobre o Registro Imobiliário Eletrônico visa atender ao provimento 47 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo Denis Bezerra, presidente do Sinoredi-CE, o sistema da Arisp é o mais antigo do Brasil, funciona desde 2005, tendo sido aperfeiçoado ao longo do tempo. “Diante dos avanços que São Paulo conseguiu na eficiência do trâmite nas atividades dos cartórios e no acesso às informações pelos órgãos estaduais e federais, nós temos interesse em usar essa experiência no suporte da implantação do registro eletrônico aqui no Ceará”, explica Denis.

Como o novo sistema, os cartórios poderão oferecer a venda de certidões pela web e a visualização de matrículas. As facilidades não são apenas para a categoria, o usuário do serviço vai se beneficiar com a rapidez. Exemplos disto são os mandados de penhora e busca por imóveis que ganharão agilidade no formato eletrônico.

Neste processo de modernização, o Sindicato também está analisando a possibilidade de desenvolver um sistema de imóveis para uso dos seus filiados como forma de atender aos novos padrões de comunicação eletrônica, atuando também para dar ênfase na integração entre as serventias extrajudiciais.