Terceiro e último dia de evento teve workshops, painéis, premiações e palestra com presidente do STF Luiz Fux
A Conferência Nacional dos Cartórios – CONCART 2022, chegou ao fim nesta sexta-feira, 02. Realizado no hotel Gran Marquise, em Fortaleza, o último dia de atividades contou com workshops, painéis, anúncio de premiados como Sindicato Destaque, além da palestra de encerramento ministrada por Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal.
Às 10h, foi a vez do workshop “Previdência Social e Inexigibilidade do salário educação para Notários e Registradores”, ministrado pelo Tabelião de Protesto do Rio de Janeiro, Renaldo Bussière e os advogados Vicente Paula Santos e Othon Accioly Rodrigues da Costa Neto.
Na ocasião, os debatedores abordaram os principais tópicos da legislação previdenciária no que diz respeito à carreira de notários e registradores e tiraram dúvidas dos presentes sobre seus direitos e deveres. “O momento foi ímpar por esclarecer tanto o salário educação quanto a questão previdenciária que são temas bastante complexos”, avalia Vicente Paula.
Em seguida, o painel “Tabelionatos de protesto na Era Digital” retomou a discussão sobre os impactos da tecnologia nas atividades notariais e registrais. “Nós temos a obrigação de estarmos na vanguarda”, alertou o Tabelião de Protesto/MG, Maurício Leonardo.
Além de Maurício, participaram do debate Luiz Paulo, gerente de Tecnologia da Informação do IEPTB – BR, Daniel Driessen Junior, presidente do Colégio Notarial do Brasil, e Airene José Amaral de Paiva, Tabelião de Notas e Protesto do Rio Grande do Norte.
Para fechar as formações da CONCART, o último painel, realizado às 13h, teve como tema “Empreendedorismo e Gestão de Pessoas”. O Tabelião de Notas do Amazonas, Marcelo Lima Filho, o Registrador Civil do Ceará, José Elias Albuquerque e o consultor empresarial, Marco Antônio de Souza Martins, ressaltaram a importância da gestão de pessoas no contexto da transformação digital, além dos riscos e oportunidades do empreendedorismo no setor cartorário.
“Os líderes precisam estar atentos que as pessoas hoje querem um propósito e geração de valor no seu trabalho”, defende Marco Antônio.
A palestra magna do Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, encerrou com chave de ouro a CONCART 2022. Em seu discurso, Fux falou da credibilidade e da capilaridade dos cartórios brasileiros.
“Mesmo as pessoas que moram nos mais longínquos lugares tem um registro civil, que é uma maneira de levar cidadania”, ressaltou Fux. Na ocasião, foram anunciados os vencedores dos prêmios de Sindicato Destaque e o Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Ceará – SINOREDI-CE foi o grande vencedor da categoria diamante.