FILIADOS (AS)

,

Sistema online de cartórios entra hoje em vigor

Serviços mais rápidos, eficientes e menos burocráticos. É o que promete o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp), que entra em vigor em todo o Brasil a partir da próxima terça-feira (31/01). O novo sistema vai possibilitar o acesso, de forma remota e eletrônica, aos serviços de registros públicos.

E o que muda com isso? 

Documentos eletrônicos: Por meio do Serp, será possível a recepção e o envio de documentos e de títulos em formato eletrônico. A expedição de certidões e de informações também, mediante assinatura eletrônica avançada ou qualificada.

Casamento: O processo para oficializar o matrimônio deve ficar mais rápido. O tempo entre a submissão dos documentos e habilitação do casal cai de 15 dias para 5 dias.

Bens e imóveis: A partir do dia 31/01, começa a funcionar também o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). Por meio dele, será possível fazer um levantamento de quais imóveis estão associados a determinado CPF ou CNPJ.

É importante destacar que muitos cartórios brasileiros já oferecerem seus serviços de forma digital, Mas a implementação do sistema online unificado vai permitir que todos os cartórios do país possam fornecer serviços digitais de modo padronizado. Assim, será possível acessar informações de qualquer cartório do Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Últimos Posts